• Os melhores sites de vagas de emprego do Brasil
  • Saiba como procurar vagas online
  • Ferramentas online para te ajudar na hora de encontrar um emprego

O mercado de trabalho brasileiro sofreu um duro golpe com a pandemia, mas está em recuperação, mesmo que lenta. Um relatório apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê a recuperação do mercado e restauração do emprego, mesmo que devagar.

Por isso, é importante não desanimar e se debruçar na frente do computador para encontrar aquela vaga que tanto procura. Muitas vezes, essa procura é frustrante, mas se você tiver um currículo interessante e buscar as vagas no lugar certo, a chance de sucesso é muito maior.

Não importa o tipo de trabalho que você está procurando, existem muitas chances de você encontrar algo online. Confira os melhores sites para buscar trabalho no Brasil.

1. LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma profissional que vem crescendo muito no Brasil. O site é uma vitrine para quem procura trabalho e também para quem quer contratar.

No LinkedIn milhões de profissionais estão conectados e podem interagir. Por meio desta plataforma, você pode programar alertas de vagas que se encaixam ao perfil que procura. O candidato também pode postar todas as suas qualidades, certificações e interesses.

Se você quiser pagar uma taxa por mês, é possível ter acesso a e-mails de contatos e ter mais visibilidade.1

2. Catho

O Catho é um site brasileiro de classificados de empregos. O objetivo é facilitar contratações e é um canal entre os candidatos que buscam novas oportunidades e empresas que buscam os candidatos.

O site é um das maiores e mais tradicionais de busca de empregos no Brasil, com cerca de 1.8 milhão de vagas de trabalho postadas todos os anos. Grandes empresas, como a Maganize Luiza, IBM, Latam, Ambev e Carrefour usam a ferramenta para contratar funcionários.2

3. InfoJobs

O InfoJobs  existe no Brasil desde 2007 e permite que os candidatos publiquem seu currículo gratuitamente. O site oferece opções para aumentar a visibilidade do currículo e está disponível em aplicativo.

Por meio desse site, é possível visualizar o número de vagas disponíveis naquele dia e também as empresas que estão com vagas abertas. As áreas profissionais mais populares no InfoJobs são empregos na área de vendas e comercial, informática e tecnologia da informação, telemarketing e na área administrativa.3

4. Empregos

Como o próprio nome diz, o Empregos.com.br é uma ferramenta paga para que candidatos encontrem vagas de trabalho. Por sete dias, é possível testar todos os recursos do site, mas depois desse período, é necessário pagar.

O portal mostra vagas em destaque, com a logomarca das empresas. É possível fazer a busca por estado e áreas de atuação. A ferramenta é utilizada por mais de 150 mil empresas em todo o Brasil. O candidato pode baixar o aplicativo do Empregos para facilitar a busca.4

5. Vagas

O site Vagas é muito popular entre os brasileiros, pois oferece cadastro gratuito. O diferencial do portal é que ele mostra os comentários de pessoas que conseguiram um trabalho por meio do portal.

Além disso, o Vagas contém artigos relacionados ao mercado de trabalho, dicas de como se sair bem em uma entrevista de emprego, qualificações e direitos do trabalhador.

O portal também oferece a opção de baixar um aplicativo para facilitar a busca por vagas.5

6. Emprega Brasil

O Emprega Brasil é um portal de vagas de trabalho do governo federal. A ferramenta faz a intermediação entre candidatos e empregadores, permitindo ao usuário se candidatar para oportunidades de emprego disponíveis no sistema. Além de pesquisar por vagas, o trabalhador tem acesso a informações sobre seguro-desemprego, carteira de trabalho e outros direitos trabalhistas.6

O trabalhador também tem acesso a cursos de qualificação profissional para se sobressair no mercado. Para acessar o site, é necessário fazer um cadastro, mas todo conteúdo é gratuito.

7. Indeed

O Indeed é uma das ferramentas de busca de vagas de emprego mais famosas nos Estados Unidos e está disponível no Brasil. O diferencial do Indeed é que é possível buscar vagas de trabalho nos EUA.

Entre as buscas mais populares no site, estão para vagas de home office, auxiliar de enfermagem, analista financeiro, auxiliar administrativo, engenheiro civil e operador de telemarketing.

Por meio do portal, é possível fazer buscas baseadas em sua experiência, salário desejado ou por empresa.7

8. Jooble

O Jooble é conhecido por ser o Google para pesquisas de emprego. O site coleta dados atuais em sites de emprego e de empresas e concentra tudo em um só lugar.  A ferramenta permite que o usuário encontre uma vaga em 30 segundos de busca. Pelo site é possível colocar alguns filtros, como faixa salarial, data de publicação da vaga, nível de experiência, entre outros.

O Jooble foi fundado em 2007 por estudantes ucranianos, é gratuito e está em franca expansão no Brasil.8

9. Glassdoor Brasil

Muito conhecido nos Estados Unidos, o Glassdoor é um site que publica avaliações sobre empresas, tais como salários, ambiente de trabalho, perspectivas de crescimento, etc, baseadas em reviews de usuários.

O Glassdoor é uma boa ferramenta se você quer saber mais sobre a empresa em que irá trabalhar ou se vale a pena se candidatar para a vaga disponível.

Como a maioria dos sites de busca de emprego, é possível cadastrar alertas de vagas, que vão ser enviadas ao seu e-mail quando surgirem. No portal é possível encontrar dicas de como conseguir um emprego e fazer um comparativo entre empresas.

Tenha em mente um objetivo

As vagas estão lá, esperando para serem preenchidas, mas o processo de busca não é nada fácil, a concorrência é alta e às vezes dá vontade de desistir. Os especialistas em mercado de trabalho aconselham que você tenha um objetivo definido e não saia “atirando para todos os lados”. Faça cursos nessa área e mergulhe fundo no que busca.

“A princípio, o mais importante é você ter em mente qual o cargo que você quer ocupar e alguns detalhes sobre o tipo de trabalho que você quer. Se tiver uma lista de empresas que deseja trabalhar é ainda melhor”, afirma Thaís do Nascimento, do blog de emprego Gupy .9

Atualize seu currículo

O currículo é o documento mais importante na sua busca de emprego. Se for preciso, invista em um consultor de carreiras para que ele te ajude a elaborar um currículo de acordo com o que você busca. Lembre-se de não mentir e nem inventar habilidades e cursos que você não possui.

“Tenha em mente que o currículo não deve ser um histórico de toda a sua vida profissional, mas um registro das experiências mais relevantes para a vaga que você quer. Seja objetivo e sucinto ao fazê-lo”, afirma Thaís.

Estabeleça uma rotina para busca de trabalho

Se você já definiu seu objetivo de carreira e já está com o currículo pronto, é hora de buscar por um emprego. Nessa busca a persistência é a palavra-chave. Vagas surgem os dias é de fundamental importância que você procure todos os dias, até conseguir o que busca.

Inscreva-se em pelo menos cinco vagas por semana e reserve uma hora do seu dia para ler e-mails com ofertas de vagas e para entrar em sites de emprego para ter sucesso em sua busca.